Café no Coador

A preferência

Segundo uma pesquisa realizada em 2009 pela Abic, 93% dos brasileiros tem a tendência de consumo do café pelo método coado. Esse é o método mais simples de extrair a bebida. Ele consiste na passagem da água quente pelo fino pó de café, posteriormente sendo filtrado. O café coado tem um aroma e um sabor muito particular.

Como manter a qualidade

No café coado a qualidade é basicamente definida por quatro fatores: a água; a temperatura; o tipo de filtro; a qualidade do café.

A água deve ser filtrada ou mineral e não deve ferver. A sua temperatura correta deve ficar entre 90ºC e 96ºC. Para o filtro existem dois tipos básicos: o de pano e o de papel. O filtro de pano exige mais cuidados, deve ser lavado somente com água e guardado na geladeira - após secar - em um recipiente de vidro, para evitar bactérias. Seu uso por muito tempo pode deixar um gosto de velho e resíduos na bebida. Já o de papel é mais higiênico e ecologicamente correto; porém produz uma bebida menos encorpada e pouco oleosa. A dica para este tipo de coador é umedecê-lo com um pouco de água, tirando o gosto de papel. O café deve ser de um grão de qualidade e o ideal é que seja moído na hora. Sua moagem deve ser média-fina. Utilize 5 ou 6 colheres de sopa para cada litro de água despejada, nunca compactando ou pressionando-o no filtro. Distribua-o uniformemente sobre o coador despejando uma pequena quantia de água, que o fará expandir e hidratar. Depois disso, despeje a água aos poucos de forma circular nas bordas, fazendo com que o pó se movimente, melhorando a extração. Após isso despreze os últimos 5% da filtragem, eles possuem a maior parte da cafeína e do amargor da bebida. Para manter a qualidade do café, guarde-o na geladeira - na forma de grão - em uma embalagem de vidro hermeticamente fechada, retardando o processo de oxidação.

A melhor dica para um gostoso café coado é prepará-lo na hora do consumo, evitando guardá-lo pronto ou requentá-lo. Saboreie-o em no máximo 15 minutos.

0 comentários: