Café com Sal?

Todos sabemos que o sal potencializa o gosto dos alimentos, e pelo mesmo motivo o seu uso no café está virando tendência em Taiwan. Essa busca por novas experiências de sabor ainda não é bem vista por aqui, há muito ocidental torcendo o nariz para a nova moda.


A onda surgiu na rede de cafés 85ºC Bakery Cafe, a mais popular da região, que hoje tem o produto como o mais vendido da casa. Para esse povo – que tem o hábito de jogar sal nas frutas para destacar sua doçura e como traço marcante a mistura de sabores –, o novo ingrediente não parece nenhuma grande inovação no Oriente. Segundo os especialistas locais, o segredo do sucesso é a sequência de sabores que a bebida proporciona.
Revista Espresso 
De qualquer maneira, o gosto salgado não é a única sensação, o sal aflora os sentidos e em seguida as papilas gustativas sentem o gosto adocicado do café. Serei sincero, vou esperar um pouquinho para experimentar, vamos ver se isso cola por aqui.

Leve onde for

Uma empresa portuguesa chamada Delta Cafés criou uma cafeteira chamada Qosmo. Funciona com sachês próprios e é muito prática, apresentando somente 2 botões, ON e OFF. O que isso tem de mais? Respondo, ela é portátil. Custa mais de 150 euros e tem uma alça para carregar.
Coisa de português.



1954 La Pavoni Modello 54


Marca La Pavoni
Modelo Modello 54
Cidade Milano
Ano 1954

Labirinto

O designer alemão Erdem Selek criou um pires para desastrados. Ele é um labirinto formado por saliências onde o café derramado pode rolar. Mais uma diversão na hora do cafezinho.

Xícara Design

Todo o ano a marca alemã Ritzenhoff lança uma coleção de xícaras especiais chamada "My Darling". Essas coleção tem como característica o fato da ilustração da xícara completar a embalagem, assim quando não são usadas, viram objetos de decoração.
 




Anos 20 Ferrara Santini

Essa cafeteira italiana é datada dos anos 20 e foi fabricada por uma ferraria italiana chamada Ferrara Santini. Segundo consta ela se chama Adele e leva o nome da neta do ferreiro Silvio Santini. Funcionava como qualquer cafeteira italiana, a água que fica na base ferve e sobe com pressão. Na subida encontra o filtro de café e entra em contato com o grão moído. A bebida passa por um encanamento de aço chegando a aranha que a separa em 4 xícaras de café. A diferença é que a energia de aquecimento da água se da por um fogareiro a querosene.

Marca Ferrara Santini
Modelo Adele
Ano Por volta de 1920

Press Restaurante e Café

O quê: Press Restaurante e Café
Onde:
Rua Hilário Ribeiro, 281 no bairro Moinhos de Vento em Porto Alegre
Fone:
(51) 3222.7718
Horário:
De segunda a sábado, das 10h a 0h. Domingo, das 12h às 23h.










Acesso
 
Ambiente

 
Atendiment
o

 
Cardápio

 
Café



Geral

Press Padre Chagas

O Press que fica na esquina da Hilário Ribeiro com a Padre Chagas, é o principal estabelecimento da marca. Além de oferecer uma grande variedade na carta de café, em sua culinária tem um cardápio variado com mais de 30 opções. Seu destaque são os pratos entrecot alto e o indian rice. O café é muito bom, aromático e levemente adocicado. O ambiente retrata a arquitetura de Punta del Este com uma ótima música. Tem lugar para 110 pessoas, com ambiente ao ar livre e aceita reservas. O maior problema são os preços altos e o atendimento que não condiz com o resto.


Escrito por Douglas Conte

Profiteroles com sorvete


Ingredientes
Massa

2 xícara(s) (chá) de água
1 colher(es) (chá) de sal
6 colher(es) (sopa) de manteiga
3 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
4 unidade(s) de ovo
quanto baste de sorvete de FLOCOS


Calda

200g. de chocolate meio amargo picado(s)
1 lata(s) de creme de leite sem soro

Modo de preparar 
Massa
Em uma panela, misture a manteiga, a água e o sal. Aqueça até a manteiga derreter. Deixe levantar fervura e desligue em seguida. Junte a farinha toda de uma vez e bata vigorosamente com a colher, até a massa se soltar das paredes da panela. Volte a panela ao fogo e continue a bater em fogo baixo por cerca de 30 segundos, só para secar a bola de massa. Junte os ovos, um de cada vez, mexendo bem após cada adição até que a massa fique brilhante e macia. Unte uma assadeira e peneire farinha de trigo. Faça bolinhas (do tamanho desejado) com a massa e coloque-as na assadeira. Pincele-as com de ovo. Asse em forno pré-aquecido por 25-30 min. Quando as bombinhas estiverem prontas, corte-as horizontalmente. Encha as bombinhas cortadas horizontalmente com o sorvete de flocos, empilhe-as em uma travessa rasa.



Calda
Derreta o chocolate em banho-maria em seguida adicione o creme de leite. Mantenha essa calda aquecida. Despeje a calda quente de chocolate por cima das bombinhas. Sirva imediatamente.



Receitas de Sandra Zinn

Tendências do mercado

De acordo com estudos divulgados em São Paulo, público jovem quer mais café.

Segundo a Revista Espresso, a tendência de consumo do café nos países produtores foi o assunto debatido durante o 4º Fórum Desafios para a Nova Década 2011/2020, promovido pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). Foi destaque temas como o crescimento do consumo a nível mundial, as expctativas em torno da safra 2011 e principalmente, o novo perfil dos consumidores de café.

Na última semana, a pesquisa Tendências do Consumo do Café, divulgada pela Associação Brasileira da Indústria do Café com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, demonstra exatamente este cenário, especificamente, no Brasil. Segundo o levantamento, de 2003 a 2010, o percentual de pessoas que apreciam o café entre as bebidas habituais, apronta um crescimento de 85% para 91% entre jovens de 15 a 19 anos, de 83% para 90% na faixa dos 20 aos 26 anos, de 86% para 94% na faixa dos 27 aos 35 anos e acima dos 36 anos, de 96% para 98%.

Para ver de perto esta mudança de comportamento, basta dar uma volta pelas redes de cafeterias ou casas especializadas em cafés especiais nas grandes cidades para notar que o público jovem está presente, pedindo sua bebida quente ou gelada. Este consumo fora de casa, segundo a Abic, também cresceu. O crescimento do hábito de tomar cafés em padarias, por exemplo, cresceu, em oito anos, 307%.